sábado, 29 de março de 2008

Gabarito das questões anteriores

01. D
02. D
03. D
04. a) Dos países signatários originais do Tratado de Nice, de 1999, não aderiram ao Euro: Reino Unido,Suécia e Dinamarca. Estes três países temiam pela perda da soberania sobre suas políticas monetárias. Também poderia ocorrer uma reestruturação de preços com base na concorrência direta de países que já adotaram o Euro, prejudicando alguns setores de suas economiasOs que aderiram posteriormente ao Tratado – Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Hungria, Chipre,Malta, República Tcheca, Lituânia, Letônia e Estônia – em 2004 e a Bulgária e Romênia em 2007 admitem o Euro como moeda de circulação, mas ainda emitem suas próprias moedas.
b) A Turquia tem grande interesse em integrar os quadros da União Européia, pois receberia grandesinvestimentos. Sua economia seria dinamizada, mas o problema é que o país, apesar do esforço para asua ocidentalização, não atende a requisitos mais elementares, pois ainda não é um Estado democrático pleno, ainda apresenta forte influência da religião islâmica em seu cotidiano político, além de problemas com minorias não-assimiladas plenamente, como os curdos; há também restrições européias que têm como origem rivalidades e preconceitos históricos (rivalidade greco-turca, mormente no que concerne à questão de Chipre) e o fato da maioria da Turquia localizar-se na Ásia (Oriente Médio).
c) As condições para a inclusão de um país no conjunto de tratados que formalizam a União Européia são:
• ser um Estado de Direito plenamente democrático, com separação entre poderes, transição de governos, sufrágio universal; laico, mas plural no que se refere a minorias, não havendo discriminação de gênero ou de ordem étnica;• manter uma política monetária cambial e financeira austera, combater a corrupção e fortalecer asinstituições democráticas;• estabelecer uma política ambiental consonante com os demais membros da organização;• estabelecer políticas migratórias de acordo com os demais membros.
05. A
06. FVFV
07. A
08. C
09. FFVVV
10. D
11. D
12. C
13. B
14. B
15. B
16. 01
17. 03
18. B
19. C
20. B
21. C
22. C
23. A
24. 07
25. 14
26. Efeitos positivos:
- Avanços nos sistemas de telecomunicações e transportes, reduzindo as distâncias.- Desenvolvimento e utilização da informática, tanto nos equipamentos (hardware);quanto nos programas e sistemas operacionais (software);- Desenvolvimento da micro-eletrônica e da robótica;- Maior competitividade entre as empresas, exigindo, assim, melhor qualidade dos produtos;
Efeitos negativos:
- Desemprego de milhões de pessoas em todo o mundo, pois permite a produção de mais mercadorias e serviços com menor número de trabalhadores.- Marginalização de alguns países periféricos.

27. As maiores corporações industriais, financeiras e comerciais estão concentradas nos Estados Unidos (Região dos Grandes Lagos, Extremo Oeste e Nordeste), Europa Ocidental (Vale do Reno, dentre outros), Japão, China e Coréia do Sul.As funções agregadas pelos países visando a atuação das grandes empresas envolvem:- Instalação de empresas estatais, ligadas principalmente ao setor de infra-estrutura, como o siderúrgico e o petroquímico.- Construção e manutenção de equipamentos de infra-estrutura (rodovias, ferrovias, viadutos, portos, aeroportos, usinas e redes de distribuição de energia elétrica, etc.).- Incentivos fiscais.

28. D
29. a) Criar o mercado comum, com moeda comum, para promover o desenvolvimento econômico com expansão contínua e equilibrada, modernizando as estruturas produtivas; melhorar as condições de vida da sua população; estreitar as relações entre os Estados europeus; criar uma organização supranacional para melhorar a competitividade internacional; implantar a tarifa externa comum; abolir a restrição à livre circulação de pessoas e mercadorias e eliminar barreiras comerciais; instituir políticas comuns, como a política agrícola.
b) A unificação da Alemanha (1990), com a incógnita dos impactos que traria para a economia da Alemanha e de toda a Europa unificada; a transição dos ex-países socialistas para a economia de mercado, já que a evolução dessas economias era incerta e gerou fortes fluxos migratórios, com ressurgimento de nacionalismos; conciliação da soberania nacional com a integração européia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, voce poderia me explicar sobre a número 1 ?
Fiquei em dúvida sobre a letra C e a D


c) da retração do controle territorial do Estado-Nação devido ao alargamento da ação das grandes corporações;
d) da simetria dos circuitos da mídia e da informação eletrônica com uma recíproca fertilização cultural;


Por que a letra c está correta? e por que a letra d está incorreta?

Anônimo disse...

O que significa:

Há formação de espaços transnacionalizados no interior de territórios nacionais, fragilizando o poder do Estado

?

Anônimo disse...

Por que essa afirmação está errada?

Os centros de poder, que compõem a nova ordem mundial, possuem um ator hegemônico, qual seja: os Estados Unidos, que controlam e comandam todos os demais países, evidenciando a monopolaridade da nova ordem mundial.