sábado, 29 de março de 2008

Questões sobre Escala e Projeções Cartográficas

O objetivo é colocar sempre um módulo da parte física e outro da parte humana. Bom trabalho a todos.

01. (Ufpi) Sobre a representação cartográfica:
( ) Em um mapa na escala de 1: 2.000 000, a distância de 50km entre duas cidades nele representadas será de 2,5 cm.
( ) Os dados sobre a pluviometria de um lugar são a base para a confecção de mapas político- administrativos.
( ) As isoietas são utilizadas na representação da altimetria e da batimetria dos diferentes lugares daTerra.
( ) Graças ao sistema de coordenadas geográficas é possível posicionar corretamente os diferenteslugares da Terra nos mapas.
02. (Pucrs) Um cartógrafo, ao mapear um alinhamento montanhoso, precisou calcular a representação numa escala de 1:12.500.000. Observando outro mapa do mesmo local, percebeu que o alinhamento estava reduzido a 1,5 na escala de 1:10.000.000. Qual será a representação no mapadesse alinhamento na escala de 1:12.500.000, em cm?
a) 1,2 b) 1,5 c) 1,8 d) 12 e) 18

03. (Ufam) Lei as afirmativas que seguem e assinale a correta:
a) A escala numérica é representada por uma linha reta dividida em partes iguais.
b) A escala 1:50.000 é maior que a escala de 1:250.000.
c) Na escala de 1:500.000, a área representada foi reduzida 50 mil vezes.
d) As escalas podem ser numéricas ou geográficas.
e) Na escala de 1:100.000, 1 cm no mapa vale 100 km no terreno.

04. (Ufpi) Acerca das representações cartográficas do território brasileiro, assinale a alternativa correta.
a) Tomando como referência o Meridiano de Greenwich, os fusos horários dividem o mapa do territóriobrasileiro em dois.
b) A representação da Amazônia em projeção cilíndrica apresenta grande deformação por esta regiãosituar-se em baixa latitude.
c) Para representar ruas das cidades brasileiras, planejadores e cartógrafos recomendam plantas em escalas grandes.
d) A carta geográfica é um tipo de representação imprópria para ser utilizada na divisão político- administrativa do Brasil.
e) As plantas baixas representam de forma ideal os recursos energéticos, minerais e vegetais do Brasil.

05. (Uesc) Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar:
a) A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada.
b) As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos pólos.
c) A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade.
d) A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas.
e) As projeções cartográficas permitem que, na construção dos mapas temáticos, os meridianos e os paralelos terrestres sejam transformados de uma realidade tridimensional para uma realidade bidimensional.

06. (Mack) Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um geógrafo demarca uma reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8cm de lado. A área da reserva florestal medirá, na realidade,
a) 3,6 km2. b) 36 km2. c) 360 km2. d) 3.600 km2. e) 36.000 km2.

07. (Ufc) Em relação a escalas dos mapas:
a) Calcule a distância real entre duas cidades, cuja distância em linha reta é de aproximadamente 9 cm, em um mapa construído na escala de 1/1.000.000
b) Considerando três mapas construídos no mesmo tamanho, que representam o Bairro Central de Fortaleza, o estado do Ceará e o Nordeste brasileiro, indique: o mapa de menor escala o mapa de maior escala
c) Considerando os mapas referidos no item anterior, indique em qual deles pode-se representar: 1. a posição das capitais dos estados da Bahia e do Ceará.
2. ruas, avenidas, praças e edificações importantes.
3. a distância entre as capitais do Ceará e do Piauí.
4. detalhamento da divisão regional estadual.

08. (Ufjf) Leia, atentamente, o texto abaixo: “Os mapas da Terra-Média incluídos em O Senhor dos Anéis mostravam uma flecha apontando o norte e uma barra de escala. Isso significa que a distância e a direção eram consideradas exatas – algo impossível no mapeamento de um mundo redondo em um pedaço plano de papel.”
FONSTAD, Karen Wynn. O Atlas da Terra-Média. Um guia autêntico e atualizado para a geografia deO Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion, de J. R. Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Sempre existirão distorções nos mapas, porque:
a) os sistemas de coordenadas foram criados para a localização de um ponto na superfície terrestre e não no globo.
b) a escala dos mapas impede que os detalhes sejam representados, impossibilitando a reprodução da realidade.
c) as projeções cartográficas foram elaboradas quando todas as áreas da superfície terrestre eram consideradas planas.
d) os mapas sempre são elaborados a partir do ponto de vista de quem está na superfície terrestre e não no espaço.
e) é impossível fazer um mapa em duas dimensões que seja uma representação exata de uma estrutura de três dimensões.

09. (Urca) Leia as afirmativas abaixo sobre Cartografia, e assinale a opção correta:
I) A projeção de Mercator é uma projeção cilíndrica conforme. É como se uma tela fosse enrolada em volta do globo terrestre, formando um cilindro iluminado por uma fonte de luz localizada no centro do globo.
II) Sensoriamento remoto é a tecnologia que inclui o uso de fotografias aéreas e imagens de satélites, e sofisticados sistemas de programas de computador.
III) Carta topográfica é a carta de base, que contem informações sobre aspectos naturais (altimetria, hidrografia, etc.) e humanos (rede de transportes, núcleos urbanos, etc.) da área representada.
IV) Escala é um dos atributos fundamentais de um mapa, pois ela estabelece a correspondênciaentre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
a) As afirmativas estão todas corretas;
b) As afirmativas estão todas incorretas;
c) As afirmativas II e IV são as únicas corretas;
d) As afirmativas I e III são as únicas corretas;
e) As afirmativas II e III são as únicas corretas.

10. (Uel) Leia os textos a seguir:
Texto I:"No ano passado, durante as andanças, a garotada recolheu panfletos de propaganda de prédios de apartamentos à venda [...]. Eles constataram que, nas plantas ali desenhadas, os pontos de referência, como parques e estações de metrôs, estavam muito mais próximos da região dos edifícios do que o mostrado no guia. 'As construtoras aproximam tudo para tentar vender o apartamento mais fácil', conta a aluna [...]". (SOARES, Carla. Sua turma sabe qual a função da escala? "Escola", São Paulo, n. 177, p. 43, nov. 2004.)
Texto II:"Muitos pensam que os mapas representam a realidade geográfica. Não representam não, mas parece. Eu mesmo, até ir lá um dia, acreditava que a Argentina era um país cor de laranja."
(FERNANDES, Millôr apud RUA, João e outros. Para ensinar geografia. Rio de Janeiro: Access, 1993. p. 11.)
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre cartografia, analise as afirmativas a seguir.
I. O Texto I e o Texto II indicam que, em geral, as pessoas fazem uma associação direta entre o real e o representado no mapa, raciocínio que conduz a inúmeros enganos no entendimento dos fenômenos geográficos.
II. O Texto I apresenta uma prática comum de empresas, cujas transações econômicas dependem do fator localização, pois elas tendem a manipular deliberadamente as escalas de mapas ou plantas a fim de induzir o cliente à compra do objeto de negociação.
III. O Texto II indica que o mapa é um instrumento desnecessário ao entendimento do espaço geográfico, por fazer as pessoas construírem uma falsa idéia sobre os lugares, eliminada quando do contato direto entre o sujeito e os territórios.
IV. O Texto I remete à idéia de que a confecção de mapas supõe a intencionalidade de quem o produz. O Texto II indica a descoberta da diferença entre o real e sua representação, quando do contato com o lugar representado.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) I, III e IV.

11. (Ufpe) "Existirá algo em todo o mundo conhecido que os mapas e os autores não possam ensinar a um homem de modo tão perfeito como o fariam seus próprios olhos?" Com essa indagação, o Bispo Hall, em 1605, ressaltou a enorme importância que assumem os mapas no ensino de Geografia. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que:
( ) os mapas topográficos fornecem importantes subsídios para a descrição e para a interpretação do relevo de uma área, constituindo-se, assim, numa ferramenta à análise geomorfológica.
( ) a posição de um lugar qualquer num mapa político de um país é estabelecida a partir das coordenadas geográficas, ou seja, a altitude, a longitude, a latitude e a distância do mar.
( ) o mapa é a representação de um fato do espaço geográfico feita numa proporção definida com o objeto representado; esta proporção denomina-se escala.
( ) os sistemas de projeção são comumente classificados, de acordo com a derivação da projeção de que provêm os mapas, em cilíndricas, cônicas e azimutais.
( ) os mapas de curvas de nível são empregados essencialmente na análise socioeconômica do espaço geográfico e podem ajudar a identificação de zonas de fronteiras agrícolas.

12. (Ufc) Analise as afirmativas a seguir, que se referem a aspectos de natureza cartográfica.
I. As fotografias aéreas e as imagens de satélite constituem recursos técnicos de sensoriamento remoto, utilizados no mapeamento do espaço geográfico.
II. As isoietas são linhas que unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variações existentes no relevo submarino.
III. As representações cartográficas de rochas, relevo e solos resultam, respectivamente, em mapas geológicos, geomorfológicos e pedológicos.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a opção correta.
a) Apenas II é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas I e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.

13. (Unirio) Em 1569, o cartógrafo Gerhard Mercator propôs a projeção do globo que se tornou a mais difundida até hoje - a projeção de Mercator. Do ponto de vista ideológico, a concepção desse planisfério traduz uma visão particular da realidade que se caracteriza pela:
a) centralização do mapa no continente europeu
b) inexatidão no contorno das formas dos continentes
c) falta de proporção na representação do continente africano
d) deformidade das áreas mais próximas aos pólos
e) inversão na posição dos hemisférios

14. (Ufpr) "O mapa não deve ser entendido apenas como uma simples ilustração. Ele é um meio de comunicação, uma fonte de conhecimento sobre determinada realidade. Segundo Yves Lacoste, geógrafo francês, ler uma carta ou um mapa significa saber agir sobre o terreno." (LUCCI, E. A. "Geografia: o homem no espaço global". São Paulo: Saraiva, 1998. p. 307.)
Em relação ao tema, é correto afirmar:
( ) A escala de um mapa é considerada pequena quando se reduz muito uma informação. Assim, é impossível localizar uma rua da cidade de Curitiba em um mapa do Brasil, na escala de 1:1.000.000.
( ) As projeções cartográficas classificam-se em três categorias principais: cilíndrica, cônica e azimutal.
( ) O relevo submarino pode ser representado através de curvas denominadas batimétricas. ( ) Em um mapa, uma das formas de representar o relevo é através das curvas de nível, as quais guardam entre si uma mesma distância vertical, isto é, são eqüidistantes. Assim, se as curvas estão próximas, a leitura que se faz é de que o terreno representado naquele ponto é íngreme, e se elas estão afastadas entre si, o terreno tem um relevo mais suave. ( ) A representação da superfície curva da Terra numa superfície plana, como em um mapa, se faz através de representações cartográficas, com o uso de relações matemáticas e geométricas. Procura-se, com isso, minimizar as deformações decorrentes da representação do espaço tridimensional em um plano.
( ) A única representação cartográfica da Terra que não apresenta deformação é o Planisfério de Mercator.
15. (Ufrn) A escala é um dos recursos utilizados na cartografia para representar qualquer realidade espacial em um mapa. Assim, é correto afirmar que
a) a correspondência entre as distâncias na superfície e no mapa, na escala numérica, é indicada por meio de uma reta graduada, tendo como módulo básico o centímetro.
b) a escala estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície cartografada.
c) um mapa confeccionado com uma pequena escala abrange uma área pequena, mostrando riqueza de detalhes.
d) a escala gráfica a ser utilizada na confecção de um mapa deverá ser maior quando se tratar de uma área geográfica de grande dimensão.

16. (Ufc) Considere as afirmações a seguir, que tratam sobre questões de localização e representação cartográfica da superfície terrestre.
I. A latitude constitui uma coordenada geográfica, cujas medidas variam de 0° a 180° e têm como referência o meridiano de Greenwich.
II. O Globo Terrestre encontra-se dividido em 24 fusos horários, cada um deles equivalente a uma hora ou 15° de longitude.
III. O nível de detalhamento que um mapa pode representar é definido pelo valor da sua escala.
Da leitura das afirmativas acima, é correto afirmar que:
a) apenas I é verdadeira.
b) apenas II e III são verdadeiras.
c) apenas I e III são verdadeiras.
d) apenas II é verdadeira.
e) I, II e III são verdadeiras.

22 comentários:

gabriela disse...

Qual a resposta da questão 8 ?

Rafael Coelho disse...

Gabriela, Gabarito: Letra E. A figura geométrica que mais se aproxima da Terra é o Geóide, que tem superfície esférica. O nome técnico mais recente para o nosso Planeta é elipsóide de revolução. Qualquer representação em um plano, bidimensional, não consegue representar uma superfície esférica, sem causar distorções. Espero ter ajudado. Bons estudos! Caso seja aluna do Elite, na próxima cite a sua Turma e Unidade. Até!

iPox disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leticia disse...

Qual a resposta da questão 9?
Obrigada!

Rafael Coelho disse...

Letícia,

Os gabaritos de todas as questões estão na postagem subsequente. Abs, Rafael.

leticia disse...

Obrigada, Rafa!

Euzinha disse...

Por favor,qual a resposta da questão 13 e 16?

Laura disse...

Rafael a unica questao que nao entendi muito bem foi a questao 3.poderia me explicar?
obrigada

Raianna disse...

coloca o gabarito de todas as questões pf ?

Mylly disse...

Oi, Rafael estou com muita duvida no meu trabalho de geografia
Você pode me ajudar?

Luara Vidal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
oneide disse...

Estava a procura de atividades relacionadas a cartografia e encontrei esse Blog, achei o máximo. Parabéns pelas atividades
Oneide

daniele disse...

Rafael, será q tem como vc colocar o gabarito das questões? Obrigada.

Nayara Diniz disse...

Qual resposta da questão N°1.

Nayara Diniz disse...

Qual a resposta da questão 1 ?

Nayara Diniz disse...

Qual a resposta da questão 1?

Nayara Diniz disse...

Qual resposta da questão N°1.

Rafael Coelho disse...

Gabriela, os gabaritos estão no próprio blog. Sobre este post, para te facilitar, acesse o link: http://geografianaveia.blogspot.com/2008/03/gabarito-das-questes-anteriores_29.html - Bons estudos!

leticia disse...

Qual a resposta da questão 7 ? por favor !

leticia disse...

Qual a resposta da questão 7 ? por favor!

leticia disse...

Qual a resposta da questão 7 ? por favor !

Professora Maria Ricardo disse...

Fala sério, que Blog mais horrível, nada de praticidade!!! Pra que servem as ferramentas da Internet? Não tem um jeito mais fácil de publicar o gabarito? O que significa:"gabarito das questões anteriores?" Quais são elas???
Blog de difícil entendimento. Não consegui achar o gabarito das questões "Escalas e Projeções Cartográficas"