sábado, 29 de março de 2008

Questões sobre Globalização

São 29 questões que ajudarão a fixar o conteúdo.
01. (Trevisan) A globalização pode ser descrita como um processo de difusão de idéias e valores, de formas de produção e de trocas comerciais que atravessam e rompem as fronteiras nacionais. As opções abaixo apresentam exemplos da teia global, à EXCEÇÃO:
a) da intensa velocidade de propagação de idéias e da instantaneidade na transmissão dos acontecimentos mundiais;
b) da ampliação dos fluxos de bens e de informações que circulam e interagem em escala mundial;
c) da retração do controle territorial do Estado-Nação devido ao alargamento da ação das grandes corporações;
d) da simetria dos circuitos da mídia e da informação eletrônica com uma recíproca fertilização cultural;
e) do aumento da velocidade e da eficiência dos sistemas multimodais de transportes e comunicações.

02. (Uemg) A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essasempresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.
a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.
b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios commatérias-primas.
c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.

03. (Ibmec) As principais Bolsas do mundo tiveram, a partir de julho, sucessivas quedas atribuídas à Crise Imobiliária nos Estados Unidos. Sobre essa crise, é correto afirmar que:
a) O setor imobiliário e a construção civil nos Estados Unidos, que teve um grande boom nos últimos anos, não foram afetados pela crise. As ações desse segmento continuam a ser as mais indicadas pelos bancos e gestores de investimento.
b) A crise imobiliária foi encerrada com a quebra do Banco francês BNP Paribas que tinha vários fundos de investimento com recursos aplicados em créditos gerados a partir de operações hipotecárias nos Estados Unidos, arrastando outros bancos.
c) A crise encerrou-se em julho quando o Banco Central Europeu, o Federal Reserve (Estados Unidos) e o Banco do Japão anunciaram o investimento de 94,8 bilhões de dólares no mercado imobiliário americano, salvando várias empresas do setor e aumentando a oferta de crédito.
d) O principal temor diz respeito à oferta de crédito disponível, já que foi detectada uma alta inadimplência do segmento imobiliário americano, com um número grande de americanos que estão atrasando ou deixando de pagar a hipoteca da casa própria.
e) O Brasil foi atingido parcialmente pela crise na medida em que grandes corporações americanas ejaponesas também investiram no mercado imobiliário brasileiro que vivia uma grande expansão nosúltimos anos, com o grande crescimento da construção civil.

04. (Fuvest) “A União Européia (UE), composta por 27 países, apresenta um sistema político historicamente único, que vem evoluindo há mais de 50 anos”.
Adaptado de Pascal Fontaine, 2007.
a) Cite duas nações, membros da UE, que não aderiram à moeda única, o Euro. Explique o porquê dessa não-adesão.
b) Outros países europeus estão reivindicando sua entrada para a UE. Cite um desses países e explique um motivo para tal reivindicação.
c) Cite uma exigência para um país ser aceito no bloco da UE. Explique.

(Ufpi) Uma das características do mundo atual é a criação de blocos econômicos, mercados comuns entre grupos de nações, com a finalidade de ampliar as relações entre os países membros e também com outros povos do mundo.
Com relação a esse assunto, aponte as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F):
( ) São parceiros do acordo do livre comércio da América do Norte, conhecido como NAFTA, Estados Unidos, Canadá, México e Venezuela.
( ) México e Venezuela integram o acordo conhecido como NAFTA, porque dispõem de petróleo emabundância para negociar favoravelmente os produtos industrializados de que necessitam.
( ) A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é uma proposta de integração nacional, com o intuito de abranger todos os países das Américas, exceto Cuba.
( ) Entre os bons resultados alcançados pela União Européia (bloco constituído pela maioria das nações da Europa) estão a integração econômico-monetária ou a criação da moeda única e o livre trânsito das pessoas residentes nos países membros.
( ) Na América do Sul, a criação do Pacto Andino, constituído pelo Chile, Peru e Bolívia, e o Mercosul, pelo Brasil e Argentina, propiciou áreas de livre comércio entre esses países, oportunizando a negociação com blocos econômicos.
Assinale a alternativa correta:
a) F-F-V-V-F b) V-F-V-F-V c) V-V-F-F-V d) F-V-F-F-V e) F-V-F-V-F

06. (Ufpi - específica) Assinale com V (verdadeira) ou com F (falsa) cada uma das afirmações das questões a seguir:
Sobre as características do atual processo de globalização:
1 ( ) Ocorre valorização dos territórios nacionais e de suas fronteiras políticas, favorecida pelo estabelecimento de zonas de livre comércio.
2 ( ) Há formação de espaços transnacionalizados no interior de territórios nacionais, fragilizando o poder do Estado.
3 ( ) Ocorre expansão de empresas multinacionais, fortalecendo todos os países pela globalização econômica.
4 ( ) Tem acelerado as trocas comerciais e de informações entre os povos do mundo.

07. (Ufg) Os movimentos sociais contemporâneos são complexos, por confrontarem a estrutura social vigente. Por isso, necessitam compor forças organizando-se em rede. Nesse contexto, a rede atua como
a) instrumento de solidariedade política entre grupos que questionam as desigualdades da globalização.
b) elemento de análise dos grupos que sugere os caminhos para atingir as mudanças.
c) meio de fortalecer uma ação questionadora organizada para formar uma consciência de cidadania.
d) forma de criação de parcerias internacionais para potencializar a intervenção política.
e) mecanismo de suporte financeiro de organizações que controlam as políticas dos lugares.

08. (Puc-mg) A economia globalizada caracteriza-se por extrema movimentação de capitais, que circulamdiariamente por diferentes mercados financeiros do mundo. Em muitos casos, esses capitaisdirecionam-se para investimentos produtivos; porém, em grande parte, essa movimentação temcaráter especulativo, que pode devastar economias mais frágeis.
Entre as características que essa fase do Capitalismo apresenta, fase essa marcada pela supremaciado capital financeiro sobre o capital produtivo, é INCORRETO afirmar que ocorre:
a) um amplo movimento de abertura econômica e de redução do papel regulador do Estado sobre oscapitais privados.
b) a formação de megablocos econômicos, que tendem a promover uma ampla abertura comercial efinanceira entre seus membros.
c) a universalização de direitos sociais, que se estendem ao conjunto das populações mundiais, uniformizando o processo de desenvolvimento.
d) a redução do papel do Estado nas economias nacionais, por meio da privatização de empresas eatividades econômicas anteriormente exercidas por empresas estatais.

09. (Ufpe) As alternativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.
( ) A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem esta Zona, circulam livremente de um país para outro e para o exterior..
( ) Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Esta fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
( ) No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com paises de fora do bloco, ocorre a existência no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
( ) Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a estas, uma unificação institucional do controle do fluxo monetário e é estabelecida uma moeda única.
( ) A União Política representa a fase em que o bloco além de apresentar definições legais da União Monetária, tem unificada, as políticas de relações internacionais, defesa, segurança interna e externa.

10. (Uft) Os conflitos mundiais da atualidade ocorrem, também, em função do domínio dos fluxos do comércio internacional, onde o intercâmbio entre países do capitalismo central e periférico são extremamente desiguais.
Tomando por base o texto é INCORRETO afirmar que:
a) A formação dos blocos econômicos mundiais não proporcionou um crescimento eqüitativo para todos os países membros.
b) A divisão internacional do trabalho influencia no intercâmbio do comércio mundial.
c) Os países do capitalismo central estabelecem trocas desiguais com o mundo periférico, principalmente, pelo domínio científico-tecnológico.
d) Os centros de poder, que compõem a nova ordem mundial, possuem um ator hegemônico, qual seja: os Estados Unidos, que controlam e comandam todos os demais países, evidenciando a monopolaridade da nova ordem mundial.

11. (Unifor) Os mercados mundiais de produtos agrícolas são muito instáveis pois as variações de preços representam um risco para países
a) como a China que, dependendo de importações de cereais, acabam criando grandes déficits na balança comercial pelo que desembolsam na compra dos produtos.
b) tradicionalmente produtores como o Canadá e a Austrália que, exercendo grande domínio sobre os mercados, sentem-se ameaçados de perder a posição frente aos baixos preços.
c) tradicionalmente exportadores como a Argentina ou o México que, recebendo menor quantidade de divisas pelas exportações, têm dificuldades de investir em outros setores econômicos.
d) considerados subdesenvolvidos que, dependendo da exportação de alguns poucos produtos agrícolas, são prejudicados pelos baixos preços do mercado e pelas políticas protecionistas de alguns países desenvolvidos.
e) grandes importadores como os países da Europa Ocidental que, mesmo exercendo pressões sobre os produtores, são obrigados a pagar preços elevados pelos produtos e gerar crises de abastecimento.

12. (Fmtm) Considere o texto apresentado.
Lenovo é uma inovadora companhia de tecnologia internacionalresultante da aquisição pelo Grupo Lenovo daDivisão de Computação Pessoal da IBM.As sedes executivas da Lenovo estão situadas em Purchase,New York, E.U.A., e as operações principais em Beijing,China, e Raleigh, North Carolina, E.U.A., com uma redeempresarial de vendas abrangendo 160 países. A companhiaemprega mais de 19.000 pessoas no mundo inteiro.
(www.lenovo.com. Acessada em 15.10.2007.)
O conteúdo apresentado pode ser sintetizado com as seguintes palavras-chave:
a) choque de civilizações, novos países industriais, tigres asiáticos, 2.ª Revolução Industrial.
b) Guerra Fria, crise do socialismo real, expansão das multinacionais, países em desenvolvimento.
c) 3.ª Revolução Industrial, capital transnacional, nova ordem mundial, globalização da economia.
d) países subdesenvolvidos, empresas multinacionais, mão-de-obra barata, recursos minerais.
e) blocos econômicos, dívida externa, abertura comercial, aliança militar.

13. (Ufvjm) No final da década de 80 e ao longo da década de 90 do século XX, diversas modificações no quadro internacional foram verificadas, tornando-se corriqueiro o uso da expressão Nova Ordem Mundial..
Sobre essa Nova Ordem Mundial, ASSINALE a alternativa INCORRETA.
a) A consolidação de megamercados como, por exemplo, a União Européia e o Nafta, com o intuito de alcançar maior integração regional e conseqüente expansão de mercados.
b) O predomínio dos pressupostos do neoliberalismo, no qual se observa a ampliação do papel e do tamanho do Estado, seja como criador ou mesmo como gestor das atividades econômicas.
c) A expansão do fundamentalismo religioso, tanto cristão quanto judaico e islâmico, procurando legitimar ações políticas voltadas para o resgate dos princípios fundamentais desses textos e sua aplicação no campo político.
d) A desterritorialização do capital em função do surgimento de um mercado financeiro global que transaciona bilhões de dólares em todo o mundo.

14. (Unipam) O consumismo, uma forte tendência da sociedade contemporânea, é fruto do capitalismo e da globalização. Em relação a essa prática que configura o espaço geográfico mundial, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O estilo de vida consumista, com origem na sociedade norte-americana do século XX, influenciouo comportamento social em outros países capitalistas desenvolvidos, como também o da classe média de vários países em desenvolvimento. Além disso, a indústria norte-americana do entretenimento, por meio de suas produções cinematográficas e televisivas, acabou por interferir no modo de vida da população mundial, representados na maneira de vestir, na língua, nos hábitos alimentares e tecnológicos.
b) O desenvolvimento das forças produtivas, propiciado pela globalização, disponibiliza, cada vez mais, no mercado mundial, bens e serviços colocados à disposição dos consumidores, que constituem a contraparte demandante dessa oferta global. Esse processo de abertura cosmopolizante encontra limitações nas novas tecnologias de processamento de informações.
c) No sistema capitalista, a produção destina-se à comercialização. Dessa forma, as grandes estruturas comerciais, como, por exemplo, os magazines e shopping centers , se “estampam” de forte apelo e valor simbólico para fascinar a população de modo geral e, principalmente, os adolescentes, instigando-os a consumir cada vez mais.
d) As facilidades de crédito, oferecidas por operadoras de cartão e empréstimo pessoal, induzem a população trabalhadora a consumir cada vez. Isso estimula a produção, aumentando o lucro e a acumulação de capital.

15. (Inatel) [...] A DIT é hoje mais determinada por companhias transnacionais que operam simultaneamente num número incalculável de países diferentes e também realizam freqüentemente suas transações internacionais no seio de seu grupo, de modo que as grandes empresas têm à sua disposição uma rede internacional de departamentos de sua propriedade. (
BENKO, 1999, p. 71).
A comparação entre a estrutura da antiga Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e a descrita no texto permite afirmar:
(01) Os países da América Latina que alcançaram sua independência política, frente à Portugal e àEspanha, nas três primeiras décadas do século XIX, passaram a depender economicamente da Inglaterra e de outros países europeus.
(02) Os laços de dependência econômica dos países periféricos em relação aos países centrais garantiam que os primeiros usassem de autonomia para a manutenção de acordos políticos e diplomáticos com outros países de sua conveniência.
(04) As empresas atuais continuam atreladas a seus países de origem em relação à sua diretoria, ao conhecimento técnico, às bases financeiras e à predominância da mão-de-obra.
(08) A relação marcante entre centro e periferia, que caracterizou a antiga DIT, está diluída, atualmente, na “rede internacional de departamentos”, como referido no texto.
(16) O Brasil, na antiga DIT, ocupava a posição periférica de produtor de matérias-primas e de consumidor de produtos industrializados pelos países centrais.(32) A referida operação simultânea em um número incalculável de países caracteriza a fase do capitalismo mais recente, denominada de “globalização”.
As alternativas corretas somam:
a) 48 b) 57 c) 54 d) 58 e) 62

16. (Unifacs) Ele [Milton Santos] formulou essa idéia em 2001, no livro Por uma outra globalização, pouco antes de morrer. É o fundamentalismo que faz do consumo a grande característica da nossa sociedade. A economia se ancora nisso. O mundo está produzindo muito mais do que a sociedade tem capacidade de consumir. Esse processo está levando à destruição do planeta e à desigualdade social. Isso é o globaritarismo: a imposição de padrões consumistas, inclusive a quem não tem condições deconsumir. Milton Santos comparou esse fenômeno ao nazismo e ao fascismo. (ELE formulou..., 2007, p. 9-10).
O conceito de globalização, defendido por muitos autores, extrapola o momento histórico atual.Muitos intelectuais remontam a globalização ao período da
01) Expansão Marítima e Comercial, quando os países ibéricos, a partir dos princípios mercantilistas, estabeleceram relações comerciais com a Ásia, em busca de especiarias, com a África, para a realização do tráfico negreiro, e com a América, para a exploração de matérias-primas.
02) política imperialista do século XIX, quando os europeus, em busca de auferir maiores lucros com o tráfico negreiro, impuseram a colonização da África, que, atrasada do ponto de vista técnico e cultural, não resistiu à dominação européia, incorporando seus valores culturais.
03) Primeira Guerra Mundial, quando os Estados Unidos, interessados em impor sua hegemonia econômica, apoiaram o processo de independência das colônias européias na América, associado a uma política de colonização da Ásia, o que acirrou as tensões com os países europeus.
04) ascensão do nazismo e do fascismo, quando a Alemanha e a Itália, através da Conferência de Berlim, controlaram quase que completamente o território africano, impedindo que a França e a Inglaterra ali estabelecessem colônias, o que provocou a Segunda Guerra Mundial.
05) Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a União Soviética buscaram estabelecer zonas de influência sobre o Terceiro Mundo, impondo regimes ditatoriais nessas regiões, o que evitou conflitos armados, que poderiam levar a uma possível guerra nuclear entre as superpotências.
17. (Unifacs) O conceito de globalização se tornou mais marcante após a divulgação do Consenso de Washington. Entre os princípios definidos pelo Consenso, encontra-se
I. Disciplina Fiscal.
II. Abertura Comercial.
III. Estado Intervencionista.
IV. Câmbio Fixo.
V. Reforma Tributária.
A alternativa em que todos os princípios indicados foram definidos pelo Consenso de Washington é a
01) I e III. 02) II e IV. 03) I, II e V. 04) I, IV e V. 05) I, III, IV e V.
18. (Unifei) Assinale a alternativa correta.
A União Européia (EU) entrou em vigor em novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em dezembro de 1991. É constituída por um bloco de países europeus ocidentais que visa a:
a) Estabelecer critérios para a redução da imigração e manter a alta qualidade de vida existente na Europa.
b) Consolidar a economia entre os países membros, tornando-os um mercado único e altamente competitivo no mundo.
c) Combater e erradicar o fundamentalismo religioso muçulmano, com a tomada de medidas anti-terroristas.
d) Impedir o crescimento econômico de países emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado norte-americano.

19. (Unifei) Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:
a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.

20. (URCA) Sobre o Mercado Comum do Sul: Mercosul. Marque a opção que não está correta.
a) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006). b) Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia e México poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.
c) No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais.
d) Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.
e) Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB ( Produto Interno Bruto ) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

21. (Ufc) No final do século passado, a falência do socialismo real na Europa, o fim da Guerra Fria e a emergência dos blocos econômicos internacionais (NAFTA, UE etc.) principiaram uma nova ordem mundial que ficou conhecida como globalização. Sobre esta nova ordem mundial, é correto afirmar que:
a) foi bloqueada pelo imperialismo associado ao capital financeiro.
b) esgotou-se na revolução comercial mercantilista durante o Antigo Regime.
c) trouxe uma nova dinâmica para a economia, tornando mais fluida a circulação do capital financeiro.
d) acabou com as fronteiras nacionais, dando total liberdade de locomoção às pessoas e mercadorias.
e) tornou-se inevitável em decorrência do avanço de novas tecnologias de armazenamento e veiculação da informação.

Leia o texto Disneylândia para responder as 2 próximas questões..
1 - “Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.2 - Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.3 - Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.4 - Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.5 - Literatura Grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia.6 - Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.7 - Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe na baixada fluminense.8 - Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.9 - Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.”
Disneylândia, In TITÃS, Titanomaquia, WEA, 1993.

22. (Unifal) Esses nove “versos” são do texto Disneylândia, cuja música é dos Titãs em parceria com Arnaldo Antunes. Marque a alternativa que apresenta características do espaço geográfico mundial no período atual da globalização e que podem ser identificadas nos versos enumerados acima.
A) Todos os versos tratam de características do espaço geográfico mundial na década de 1990, quando se intensificou a globalização do capitalismo, mas essas características não existem mais.
B) Os versos 3, 8, 6 e 9 referem-se à circulação de pessoas que buscam trabalho e melhores condições de vida, migrando dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos. Os demais versos tratam todos da produção e circulação de bens materiais.
C) Os versos referem-se a um mundo em movimento intenso, com maior circulação de pessoas, informações, capitais e de mercadorias, tanto bens materiais como culturais, em diferentes lugares, países e regiões do globo. Porém o verso de número 9 contraria a idéia de “um mundo sem fronteiras”.
D) Os versos 2, 4, 6 e 9 não estão relacionados ao fim das fronteiras nacionais para a livre circulação de mercadorias e pessoas pelo mundo.

23. (Unifal) Com base no texto Disneylândia, responda a questão abaixo.
Na letra da música Disneylândia são citados vários países, cidades, lugares e nacionalidades que integram alguns dos principais blocos econômicos regionais existentes no mundo. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que contém apenas os números de versos em que são citados países ou cidades do Mercosul ou do Nafta.
a) 1, 2 e 6 b) 1, 2, 3 e 6 c) 1, 2, 4, 7 e 9 d) 3, 4, 5 e 8

24. O texto abaixo, que aborda a questão da globalização, é referência para responder às 2 questões subseqüentes. Leia-o e encontre o valor de cada questão.
“(...) uma minoria social privilegiada acumulou grande riqueza em prejuízo da grande maioria da população. Essa nova ordem financeira internacional é nutrida pela pobreza humana e pela destruição do meio ambiente. Ela gera o apartheid social, estimula o racismo e os conflitos étnicos, solapa os direitos das mulheres e, freqüentemente, precipita países em confrontos destrutivos entre nacionalidades. Além disso, as reformas – visto que são aplicadas simultaneamente em mais de cem países – levam a uma globalização da pobreza, processo que aniquila a subsistência humana e destrói a sociedade (...)”
CHOSSUDOVSKY, Michel. A globalização da pobreza: impacto das reformas do FMI e Banco Mundial. São Paulo: Moderna, 1999.p. 27.
(Unifap)
(01) Movimentos contemporâneos de defesa dos direitos das minorias e de preservação do meio ambiente criticam alguns dos problemas descritos no texto acima.
(02) Com o processo de globalização, intensifica-se o desmatamento para a expansão das atividades agropecuárias, aumentando os problemas ambientais, entre os quais estão, a diminuição da taxa de infiltração da água nos solos, a extinção de espécies e a alteração do modo de vida das comunidades.
(04) O enfraquecimento dos estados nacionais, causado, entre outras razões, pelos efeitos da globalização, democratiza a pobreza e as deficiências regionais, além de recrudescer, nos países desenvolvidos, conflitos étnicos e culturais.
(08) A questão de uma melhor distribuição dos recursos materiais entre as nações é de natureza econômica não perpassando questões de natureza política e ética.

25. (Unifap)
(01) O quadro descrito pelo texto relaciona-se com as transformações ocorridas no mundo entre o final do século XX e início do XXI, período marcado, entre outras coisas, pela crise do bloco socialista e pela expansão de políticas neoliberais.
(02) A globalização ocorre dialeticamente a um processo de fragmentação, verificada pela difusão das multinacionais pelo mundo e pelo aumento dos conflitos étnicos e culturais, que são formas de resistência ao processo de expansão do capitalismo ocidental e uma maneira de lutar em favor do socialismo e da proteção do meio ambiente.
(04) Uma das características do capitalismo financeiro atual é o financiamento das atividades econômicas em todos os setores de produção (indústria, comércio e agricultura) criando bolsões de miséria nos projetos por ele financiados, estabelecendo padrões e modos de comportamento alheios à cultura local.(
08) A globalização da sociedade humana se consuma sob a égide do modo de produção socialista e de seu estilo de vida social.
26. A Terceira Revolução Industrial — ou Revolução Técnico-Científica — começou a tomar forma no final da Segunda Guerra Mundial, mas os seus efeitos têm se manifestado em todo o mundo, de forma mais intensa, nas últimas três décadas. Sua repercussão atinge o conjunto das atividades econômicas, as relações sociais e as relações entre a sociedade e a natureza.
(LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005.p. 241).
Tomando como base a leitura do texto e os conhecimentos sobre a atividade industrial, cite os principais efeitos positivos e negativos provocados pela Revolução Técnico-Científica.

27. (Ufba/Ufrb)
No contexto da economia mundial globalizada, a disputa econômica entre as empresas tem como palco o mercado mundial. Vivemos rodeados por produtos das mais diversas origens, fabricados por empresas multinacionais bastante conhecidas.[Elas] ampliaram seus mercados, vendem produtos em praticamente todos os países, aumentaram o número de filiais em todo o globo e compraram muitas empresas em vários países, principalmente nos subdesenvolvidos.
(LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 128-129).
Considerando o texto, indique três regiões geográficas onde estão concentradas as maiores corporações industriais, financeiras e comerciais e cite duas vantagens oferecidas pelos países que visam à instalação de empresas multinacionais em seus territórios.

28. (Univates) A Organização Mundial do Comércio (OMC) estabelece normas para o comércio mundial e decide sobre eventuais divergências comerciais entre países.
O Brasil está tentando com a O M C:
a) a sua interferência para a paulatina substituição do óleo diesel pelo biocombustível.
b) a possibilidade de sobretaxar os calçados chineses.
c) a redução das taxas alfandegárias de seus produtos pela União Européia.
d) a eliminação de subsídios agrícolas pelos Estados Unidos e União Européia.
e) a eliminação das taxas alfandegárias pelos países ricos.

29. (Unicamp) A integração européia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da 2ª Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea. Pode-se afirmar que é graças à integração que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econômica, com a modernização de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padrões de vida das populações européias.
(Adaptado de Antonio Carlos Lessa, “ A Europa seus organismos e sua integração político-econômica. “In: Henrique Altemani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (org), Política Internacional Contemporânea, São Paulo, Saraiva, 2006, p. 59).
a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econômica Européia, um dos marcos da integração da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integração.
b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificações nas relações internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integração entre os países.

69 comentários:

matheus disse...

Gabarito das questões né?

Nádia disse...

Manda o gabarito de globalização

tamyrisfofa disse...

que gabarito grande mas ta bom da pra aprender manda ai

Odair José disse...

Estava a procura de questões sobre globalização para minha aula de História na Oitava Série qd me deparei com esse texto. Muito boa essas questões. Como tb sou professor de Geografia resolvi deixar meu endereço de blog para interagirmos na troca de idéias.
http://cinehistoriaojs.blogspot.com
inseri o seu blog nos meus favoritos...

sabrina disse...

Gostei muito das questões relacionadas a globalização, sou um educador na área de geografia, estou iniciando. Gostaria que o Sr. mandasse o gabarito das 29 questões, as quais foram elaboradas com muita inteligencia e profissionalismo. E-mail para contato e receber o gabarito.
eduardoeducador@hotmail.com

Fernanda disse...

Gostei muito das questões mas gostaria que me enviasse o gabarito! Obrigada

Rafael Coelho disse...

Olá para todos. Os gabaritos sempre estão postados logo após as questões! Para facilitar, a partir de 28/02/09, todos os gabaritos seguem no mesmo post. Obrigado pela participação e pelo carinho.

Vinícius disse...

Olá gostei muitas das perguntas, gostaria apenas se possível que o sr me enviasse o gabarito das mesmas.Obrigado

Vanessa disse...

Oi.
Achei muito interessante as perguntas...
Ideais para a aprendizagem do conteudo...
Gostaria de receber o gabarito, por favor...
Muito obrigada

Fabiano disse...

Fabiano,ótima abordagem do assunto.Gostaria que me enviasse o gabarito das mesmas, no e-mail proffabianogeo@bol.com.br

Camila disse...

Adorei as questões..
Mas vc poderia me enviar o gabarito por favor..
se puder : CAMILA.ANTUNES91@HOTMAIL.COM
Desde já agradeço..

socorro_72 disse...

Muito boa as questões.
Poderia enviar o gabarito?
socorro_72@hotmail.com
Agradeço.

Lila disse...

Olá, gostei das questões. poderia enviar o gabarito.
lilageo@ig.com.br
Um abraço
Liliana

Alex disse...

Ótimas questões, se porrível gostaria que me enviasse o gabarito.

astp_unesp@yahoo.com.br

Desde já agradeço!!!

Patricia disse...

Adorei as questões. Gostaria de receber o gabarito. Obrigada.

Joyce disse...

Por favor me mande o gabarito...urgente

Bruna disse...

Olá...
Gostaria de receber o gabarito
meu email

brunatqs9@hotmail.com

;D

Joyce disse...

Gostaria do gabarito das questões ^^
joycinha-22@hotmail.com

Obrigada.

isadora disse...

Olá, por favor, estou vendo essa matéria em geografia no cursinho e para treinar, quero resolver estas quetões e conferir meu desempenho. Manda o gabarito, please!

Wanessa disse...

manda ou posta o gabaritooo

Lara Serra disse...

Puts amei,só acho que deveria ter um pouco de questões sobre globalização e desemprego, sabe, ligando a globalização com o nosso modo de vida e tal...
Mas tá muiito bom esse blog !

I disse...

Mande o gabarito das questões e parabéns pela elaboração.

I disse...

Jorge disse...
parabéns pelas questões e não esquece de mandar o gabarito.

Leilyany disse...

Olá,eu sei q vc falou q a resposta de cada questão está no final dela.Mas verifiquei que ñ está,por favor me mande o gabarito se possível.

Obrigada,desde já!
lylylove@gmail.com

Douglas disse...

Se possivel, envia os gabaritos: douglasbtl@hotmail.com

Obriago ;D

tlt1955 disse...

Voce poderia me mandar o gabarito das questões? e-mail: fermazuti@hotmail.com! Muito obrigado!

Claudia disse...

Tem como me mandar o gabarito????
flaaguinha@yahoo.com.br
Valeu!

Neiva Maria Rizzi Giongo disse...

Gostei das questões sobre globalização.Gostaria que mandasse o gabarito.nrgiongo@gmail.com

LUCAS OLIVEIRA disse...

Mnada o gabarito

lucasolyveirarbd@hotmail.com

Elaine disse...

gostaria de receber o gabarito das questoes a respeito globalizacao

elaine_tour@yahoo.com.br

Luiz Eduardo disse...

Gostaria de receber o gabarito.

luizeduardo.costa2@gmail.com

solpgcamargo disse...

OLA PRECISO DO GABARITO SOBRE GLOBALIZAÇAO DE 29 PERGUNTAS POR FAVOR URGENTE OBRIGADA .SOLANGE PROENÇA ....POR FALAR email solpgcamargo@hotmail.com

Flávia disse...

gostaria de receber o gabarito. Obrigada

GEOGRAFIA disse...

A Geografia é linda!!!Com essa frase me apaixonei pela Geografia...tbem sou Prof. de Geografia e gostei muito das questões para aplicar nos simulados com a minha moçada, valeu...manda o gabarito no meu e-mail carlapatriciatavares@yahoo.com.br, abraços!!!!!

liiiiiiiiiiii disse...

livia.....
por favor me envie o gabarito pelo email.... liviageografia@yahoo.com.br

liiiiiiiiiiii disse...

por favor me envie o gabarito das questõespor email ....
liviageografia@yahoo.com.br

Elisa disse...

Olá td bem? è possivel passar o Gabarito?
emazzutti@gmail.com
Grazie

Mengo disse...

É possível me enviar o gabarito?
dudu_edu_bidu@hotmail.com

Lo disse...

LO
QUE QUESTÕES MANEIRAS. POR FAVOR, ENVIE-ME O GABARITO!!!
prof.loruhama@gmail.com

Lo disse...

envie-me o gabarito!!
prof.loruhama@gmail.com

Lo disse...

envie-me o gabarito
prof.loruhama@gmail.com

Renata disse...

por favor me envie o gabarito renataemerich@hotmail.com

Thauani disse...

Pode me enviar o gabarito? thata.fraga@hotmail.com
Obrigada.

Thauani disse...

Pode me enviar o gabarito por favor? Thata.fraga@hotmail.com
Obrigada!

Thauani disse...

Pode me enviar o gabarito? thata.fraga@hotmail.com
Obrigada.

nana disse...

Não encontrei o gabarito das questões sobre Globalização (20 questçoes).
eliana_emangelita@hotmail.com

DOUGLAS disse...

Gostaria de receber o gabarito das questões aguardo. sou professor de geografia.

dot1984@hotmail.com

marcgeo disse...

manda o gabarito para mim também, se puder. marciogeo@ibest.com.br

marcgeo disse...

manda o gabarito para mim também, se puder. marciogeo@ibest.com.br

lalala disse...

pode mandar o gabarito ?

Ana disse...

Ola por favor envie-me o gabarito sobre globalização
brigadu
anamakohimk@gmail.com

Ana disse...

Ola por favor envie-me o gabarito sobre globalização
brigadu
anamakohimk@gmail.com

Fernando Santa Cruz disse...

Gostei das questões. Favor enviar o gabarito para jf.santacruz@hotmail.com

Andesson Andrade disse...

Gostei muito das questões, adorei poderi me enviar o gabarito? agradeço deis dejá andessonandradeabaloo@hotmail.com

SONIA REGINA PEIXOTO disse...

Boa noite, gostei nuito da postagem, parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber o gabarito. Desde já agradeço. Sonia Regina Peixoto
sr_peixoto@hotmail.com

SONIA REGINA PEIXOTO disse...

PARABÉNS PELA POSTAGEM. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO. DESDE JÁ MUITO OBRIGADA.

dayane novais disse...

mande o gabarito:
day_novais@hotmail.com

JU disse...

MUITO LEGAL PODERIA ENVIAR O GABARITO?
juc.desouza@gmail.com

JU disse...

MUITO LEGAL PODERIA ENVIAR O GABARITO?
juc.desouza@gmail.com

yuuh disse...

Gostei muito das questões. Tudo muito bem elaborado.
poderia por favor me enviar o gabarito.
yuri_roque@hotmail.com

Guto disse...

Olá adorei as questões, só preciso com urgencia do gabarito, obg

ANTONIO MARCIO Marcio disse...

Excelente postagem. Teria como me enviar o gabarito das questões?
borjeis2008@gmail.com

Desde já agradeço!

Mauricio Da Matta Losque disse...

vc poderia me enviar o gabarito
mloski@hotmail.com
att
Mauricio

Bruna Cristina disse...

Pode me mandar o gabarito? e-mail: bruny_12brasil@hotmail.com

Bruna Cristina disse...

Pode me mandar o gabarito? e-mail: bruny_12brasil@hotmail.com

L. Felipe disse...

envie-me o gabarito por favor
lfelipe321@gmail.com

L. Felipe disse...

envie-me o gabarito por favor
lfelipe321@gmail.com

'Nínive Leonel disse...

me envie os gabaritos para o e-mail: ninive_vga@hotmail.com

'Nínive Leonel disse...

me envie os gabaritos para o e-mail: ninive_vga@hotmail.com